terça-feira, 11 de setembro de 2012

Elefante no meio do caminho

Um dia, zanzando por aí, encontrei esse filme "Elefante" (Elephant, USA, 2003. De Gus Van Sant, estrelando Alex Frost, Eric Deulen e John Robinson).
Fiquei intrigada e resolvi ver. Confesso que esperava mais e pensei: "É melhor ver de novo!".

Corajoso.

Na investigação do título, encontrei duas possibilidades. A primeira sugere que Gus seguiu o documentário homonimo que discute algumas questões que são como elefantes brancos no meio da sala: como ignorar?. A segunda sugere a ligação com a historinha dos 4 cegos que ao tocar um elefante o descrevem segundo seu próprio alcance do tato... desconsiderando todo o resto do corpo.

O filme aqui trata da rotina de uma escola e o planejamento de um atentado provocado por dois jovens alunos.
A aula, os encontros no corredor, bullying, a educação fisica... tudo segue normalmente até o fatídico dia.

Como suspeitar de alguém? Como não identificar quem é perigoso? E de que maneira proteger os inocentes? E, por favor, por que vender armas pela interntet?

A nossa discussão poderia ser prolongada, mas cada um pode ter sua impressão sobre tudo isso. Afinal, é o próprio diretor que deixa para cada espectador a tarefa de desenvolver seu ponto de vista. Em nenhum momento alguma conclusão é imposta e se acha um "culpado" para esse tipo de crime - o que torna tudo ainda mais interessante.

É um filme mais lento, com pouco dialogos e com a narrativa bem picotada. Pode não interessar o grande público, mas, sinceramente, eu acho que vale a pena ver.

Como ignorar um elefante que cruzou o nosso caminho?




Nenhum comentário:

Postar um comentário